Ferramenta de Gerenciamento Visual que mostra o estado das operações em uma determinada célula ou linha de produção/montagem em fluxo contínuo e indica através de um monitor, sinal luminoso e/ou sonoro quando ocorre algo anormal, para rápida informação e tomada de ações dos responsáveis. Em linhas de montagem longas como em empresas automobilisticas, existe um cabo ao longo da linha, e quando há problemas o operador aciona, sinalizando em um painel o local do problema. O mais comum é o Andon de sinal luminoso, com 3 cores, que tem o seguinte significado:
Verde: Indica operação normal
Amarelo: Indica que a linha esta operando, mas com alguma dificuldade, por exemplo, queda de velocidade na linha, problemas de qualidade do processo anterior ou de fornecedores, que exigem retrabalhos, etc…
Vermelho: Operação paralisada, graves problemas de qualidade ou produtividade.
O primeiro atendimento normalmente é feito pelo líder ou supervisor da área, que analisa o problema e verifica se pode resolver, caso não seja de sua competência aciona as áreas responsáveis e acompanha o trabalho até sua solução.
Dependendo da situação pode-se operar também com mais cores no Andon, para indicar motivos que eventualmente se repetem com mais frequência. Por exemplo podemos utilizar a cor azul, significando falta de algum material na linha, neste caso o atendimento pode ser feito diretamente pelos abastecedores de material que regularizariam o abastecimento.