Diagnóstico rápido em Gestão Industrial
Escolha as respostas que melhor identificam o momento atual de sua empresa:
1 - Organização, segurança e meio ambiente
1.1 - Organização
Não conhecemos e/ou não utilizamos a metodologia 5S's, a empresa não tem organização.
Conhecemos a metodologia 5S's e tentamos aplicar uma ou mais vezes, sem sucesso, a empresa ainda tem alguns princípios de organização, não realizamos auditorias.
Aplicamos a metodologia 5S's em toda a empresa com sucesso, fazemos auditorias e embora a empresa seja muito organizada, as equipes estão em um processo contínuo de melhoria da organização.
1.2 - Segurança
Minha empresa não cumpre/desconhece as NR's necessárias e/ou tem mais de 6 acidentes c/ ou sem afastamento por ano, não tem um programa de prevenção de acidentes.
Minha empresa cumpre 100% das NR's necessárias, controla indicadores de Taxa de Gravidade, Dias sem acidentes e Dias perdidos por acidentes e tem menos de 4 acidentes com e sem afastamento por ano. Eventuais acidentes, não são investigados em detalhes para tomada de ações corretivas/preventivas.
Minha empresa cumpre 100% das NR's necessárias, controla indicadores de Taxa de Gravidade, Dias sem acidentes e Dias perdidos por acidentes, tem no máximo 1 acidentes com e sem afastamento por ano, faz auditorias de segurança regulares para identificar eventuais riscos, utiliza cruz de segurança e faz reuniões diárias curtas sobre segurança com a equipe. Eventuais incidentes e acidentes são investigados em detalhe para tomada de ações corretivas/preventivas.
1.3 - Meio Ambiente
Minha empresa não conhece e/ou não cumpre todas as regulamentações ambientais necessárias para o funcionamento da atividade.
Minha empresa tem todas as licenças ambientais necessárias, mas tem dificuldade na implementação de coleta seletiva e na redução de resíduos.
Minha empresa tem todas as licenças ambientais necessárias, tem coleta seletiva implementada e seguida pelos colaboradores e tem projetos de redução da geração de resíduos e economia de energia, água e insumos.
2 - Produtividade e Qualidade
2.1 - Manutenção
A empresa não tem indicadores de parada de máquina por quebra. A manutenção de máquinas e equipamentos e feita somente quando há um problema ou uma quebra.
A empresa tem indicador de disponibilidade de máquina implementado. A manutenção de máquinas é feitas de forma corretiva e algumas iniciativas de manutenção preventiva.
A empresa tem indicador de disponibilidade de máquina e também MTBF(Mean Time Between Failures) e MTTR (Mean time to repair) implementado. A Manuteção Preventiva, Preditiva e Autônoma estão em uso e são seguidas, reduzindo a incidência de paradas para manuteção corretiva.
2.2 - Indicadores de Produtividade e ferramentas
Minha empresa não conhece e/ou não utiliza Lean Manufacturing, não tem indicadores de produtividade, desconhece e/ou não utiliza ferramentas Lean para melhoria da produtividade.
Minha empresa conhece e/ou utiliza parcialmente o Lean Manufacturing, temos alguns indicadores de produtividade, disponibilidade de máquinas, conhecemos algumas ferramentas Lean, mas não utilizamos corretamente e/ou não conseguimos resultados esperados para melhoria da produtividade.
Minha empresa conhece e/ou utiliza parcialmente o Lean Manufacturing, temos indicadores de produtividade, disponibilidade de máquinas, conhecemos e aplicamos ferramentas Lean na prioridade necessária e conseguimos resultados de melhoria da produtividade de uma forma contínua.
2.3 - Qualidade
Minha empresa não tem indicadores sobre reclamações de clientes, retrabalhos, devoluções de fornecedores, osproblemas são resolvidos de forma reativa e provisória quase sempres "apagando incêndios". Os processos não são bem documentados com procedimentos e instruções.
Minha empresa tem alguns indicadores de retrabalho e reclamações de clientes, mas não conhece e/ou não utiliza metolodogias PDCA/8D para análise sistemática das causas de problemas para tomada de ações e solução dos problemas, que se repetem com frequência. A empresa tem alguns procedimentos/instruções mas nem sempre são seguidos pelos colaboradores.
Temos indicadores de "não qualidade" implementados como retrabalho, reclamações de cliente, % garantia, %devolução fornecedores, entre outros, conhecemos e utilizamos metodologias PDCA/8D para análise estatística e tomada de ações para resolução dos problemas de forma contínua. A empresa tem procedimentos/instruções bem elaborados que são seguidos pela equipe bem treinada.
3 - Fluxos e Logística
3.1 - Fluxos de trabalho e logística interna
Os fluxos de trabalho na empresa não são claros, há muito estoque entre os processos e não há uma logística interna implementada, materiais são retirados do almoxarifado, e há várias paradas de máquina e/ou montagem devido a falta de peças.
Já há montagem de algumas células de produção, com algum estoque intermédiário, mas não há uma logística interna implementada
Linhas de produção e/ou montagem estão implementadas e são definidas rotas de abasteciimento para alimentação de itens kanban, minimizando a falta de materiais nas linha e evitando a movimentação de pessoal de produção na busca de materiais.
3.2 - Gestão dos Estoques
Não utilizamos EPP e as compras são feitas de forma manual. Não há uma análise detalhadas dos parametros de compras e oferta logística. Temos problema de excesso de estoque, mas também de muitas faltas de pçs para produção ou clientes. O estoque tem um giro médio de 1-4 vezes por ano.
Temos definido os parametros básicos de compra de materiais como ponto de reposição e há geração de requisições automaticas pelo MRP. Compras de itens de baixo custo tem a mesma atenção e o mesmo processo que os itens caros.
Os estoques são monitorados por família de produtos, e metas definidas. ERP utilizado de forma otimizada com dados de lead time, multiplo, etc.. São utilizadas várias políticas de compra de materiais como Contrato, KANBAN, Lista de preços agilizando o processo de compra de muitos itens de forma automática. Com base na oferta logística dos Produtos acabados são definidos os itens MTS, MTO e ETO para compra conforme necessidade e para o momento planejado de uso. Giro de estoque de 9 a 12 vezes por ano.
3.3 - Planejamento de Materiais e Produção
Não utilizamos ERP para planejamento de materiais ou produção, materiais chegam cedo demais gerando estoque adicional ou atrasados. Não são utilizadas ferramentas como Sequenciamento, MPS e SIOP.
Utilizamos ERP para o planejamento de materiais e produção, e utilizamos sequenciamento de Produção para definir o momento correto para receber materiais. Não utilizamos MPS e SIOP.
Utilizamos EPR de forma otimizada definindo o sequenciamento e datas das Ordens de Produção e os materiais necessários, que são comprados para atender estas Ordens de Produção. Utilizamos MPS para acompanharmos e ajustarmos a capacidade de produção e nível de estoque de materiais no médio prazo, e SIOP para avaliarmos a previsão de vendas, capacidade e estoques no longo prazo para fazer os respectivos ajustes necessários.
4 - Gestão de participação das equipes
4.1 - Sugestões e iniciativas de melhoria
Não há um programa de melhoria continua na empresa e/ou os colaboradores não contribuem com sugestões para melhoria da segurança, qualidade e produtividade.
Embora não haja um programa de melhoria contínua implementado, há algumas sugestões de melhoria, mas em geral os colaboradores tem dificuldades nas análises e na implementação de melhorias. Os colaboradores não são treinados em ferramentas da qualidade e ferramentas Lean.
A empresa tem um programa de melhoria contínua implementado, e os colaboradores são treinados em ferramentas da qualidade e ferramentas Lean. O colaboradores acompanham os indicadores e analisam os resultados periodicamente, dão sugestões e participam de projetos para melhoria da segurança, qualidade e produtividade.
4.2 - Multiabilidades das equipes
Os fluxos de trabalho na empresa não são claros, há muito estoque entre os processos e não há uma logística interna implementada, materiais são retirados do almoxarifado, e há várias paradas de máquina e/ou montagem devido a falta de peças.
Já há montagem de algumas células de produção, com algum estoque intermédiário, mas não há uma logística interna implementada
Linhas de produção e/ou montagem estão implementadas e são definidas rotas de abasteciimento para alimentação de itens kanban, minimizando a falta de materiais nas linha e evitando a movimentação de pessoal de produção na busca de materiais.
4.3 - Gestão e participação das equipes Sugestões
A empresa não tem um programa de treinamento bem implementado e não utiliza de "job rotation" para desenvolver a equipe e aumentar a polivalência. Quando há ausência de um colaborador, sempre há problemas pois não há pessoas preparadas para realizar a atividade com produtividade/qualidade.
A empresa tem iniciativas de treinamento e aplica pontualmente o "job rotation" para desenvolvimento da equipe, mas é feito de forma informal e não há uma matriz de multiabilidades indicando o nível de cada colaborador para cada atividade.
A empresa tem um programa de treinamento bem estruturado, na qual as atividades são mapeadas e são definidas metas de treinamento por área, o "job rotation" é utilizado de forma organizada e com frequência. Existe uma matriz de multiabilidades atualizada, indicando o nível de conhecimento/capacidade de cada colaborador em cada atividade de uma área
Seu nome
Seu melhor e-mail
Telefone
Qual a sua empresa?
Qual o seu cargo?
Políticas de Privacidade
Declaro que li e estou de acordo com as
políticas de privacidade
Enviar
plugins premium WordPress